domingo, 21 de novembro de 2010

LIVRO: CRESCER É UMA AVENTURA

BIOGRAFIA

Autora: Rosana Bond
Rosana Bond nasceu em Curitiba (PR), em 12 de janeiro de 1954, numa família de muitos jornalistas. Foi morar em Florianópolis em 1976/77 e ficou até 1980. Retornou em 1992 e está até hoje.
Começou sua carreira ainda na adolescência, na redação de jornais de Londrina. Daí em diante foi repórter, colunista e editora em vários órgãos de imprensa do país – como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Folha de Londrina, Jornal da Bahia, Jornal de Brasília, RBS-TV, O Estado, Correio do Povo, Tribuna da Bahia.
Foi colaboradora eventual em O Globo, revistas Planeta, Sala de Aula, Veja, IstoÉ, e correspondente internacional da agência noticiosa Apia-Cencos, do México.
A partir de 1992 praticamente abandonou o jornalismo passando a dedicar-se apenas aos livros, tornando-se pesquisadora nas áreas de História e Geografia. Voltou-se também ao público infanto-juvenil, escrevendo diversos paradidáticos e ficções.
Já publicou mais de uma dezena de livros, entre eles Nicarágua – A bala na agulha, Sendero Luminoso –Fogo nos Andes, O caminho de Peabiru, A saga de Aleixo Garcia, Oriente Médio, A civilização inca, A magia da árvore luminosa, Crescer é uma aventura, Peru: do império dos incas ao império da cocaína.
É tida como autora de peso no segmento escolar brasileiro.
Já publicou:. Nicarágua: A guerra não acabou (jornalivro, Editora jornal O Estado do Paraná, Curitiba, 1981). Nicarágua: A bala na agulha (Edit. Ícone, S.Paulo, 1985). Sendero Luminoso: Fogo nos Andes (Edit. Ruptura, Goiânia, 1991). A civilização inca (Edit. Ática, S.Paulo, 1993). A crise do mundo socialista (Edit. Ática, S.Paulo, 1994). Antártida (Edit. Ática, S.Paulo, 1995). Oriente Médio (Edit. Ática, S.Paulo, 1995). O Caminho de Peabiru (Edit. Fundação Cultural de C. Mourão, Campo Mourão, 1996). A magia da árvore luminosa (Edit. Ática, S. Paulo, 1997). Japão (colaboração na parte ficcional) – (Edit. Ática, S. Paulo, 1997). A saga de Aleixo Garcia, o descobridor do império inca (Ed. Insular e Fund. Franklin Cascaes, Florianópolis, 1998). Matemática: Os polinômios (parte ficcional) – não publicado. A União Européia (parte ficcional) – não publicado. A guerra de Jacobina – não publicado. Crescer é uma aventura (Edit. Ática, S. Paulo, 2002). Viagem às montanhas de ouro do Brasil – adaptação infanto-juvenil de “The Hightlands of Brazil”, de Sir Richard Burton – não publicado. Peru: do império dos incas ao império da cocaína (Coedita, Rio de Janeiro, 2004). A civilização inca – edição reformulada e ampliada (Edit. Ática, S.Paulo, 2004). A saga de Aleixo Garcia, o descobridor do império inca – edição reformulada e ampliada (Coedita, Rio de Janeiro, 2005). Japão (colaboração na parte ficcional) – edição reformulada – (Edit.Ática, S.Paulo, 2005). Oriente Médio – edição reformulada e ampliada (Edit. Ática, S.Paulo) – no prelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário